Edifício da Rua Duque de Loulé

Trata-se de uma reabilitação de um conjunto composto por duas construções da década de 40 do século passado. O edifício principal, confinante com a Rua Duque de Loulé, organiza-se em rés-do-chão, dois andares superiores e sótão. O edifício tardoz, situado na parte posterior do logradouro, é constituído por dois pisos: rés-do-chão e cave.

O logradouro atua como elemento de transição para a edificação existente na zona tardoz do lote, proporcionando às frações voltadas para ele não apenas incidência solar, mas também uma relação direta com um espaço exterior de carácter reservado.

A intervenção previu a criação de oito unidades habitacionais, distribuídas da seguinte forma: dois T0, dois T1, três T2 e um T3.

No exterior, a intervenção procurou dialogar com o existente, incorporando elementos e tonalidades que remetem à época da sua construção.

O interior integra elementos estruturais e soluções construtivas em pedra e madeira, essenciais no carácter e autenticidade do edifício preexistente. A intervenção propõe a introdução de novos elementos que, dialogam e até evidenciam essas preexistências, reforçando a identidade e a memória do lugar.

No interior predominam as cores claras, em contraste com os tons de madeira que surgem no pavimento e pontualmente ao longo do edifício, em combinação com materiais cerâmicos e introduções pontuais de cor de carácter contemporâneo. O resultado são ambientes interiores harmoniosos e elegantes, em perfeita simbiose entre passado e presente, antigo e novo.

Projetos Relacionados